sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Valor De Um Amigo...

Estes dias, olhando fábulas, encontrei uma que me chamou atenção: 'O Leão e o Rato', e isto me levou a pensar sobre o valor de um amigo. Li e já ouvi várias versões, entretanto, a contada pelo romancista russo, Leon Tolstói é a que mais se encaixa ao que quero falar:

 

"Havia um leão que dormia tranquilamente. De repente, um rato passa sobre o seu corpo. Neste momento, o leão, então, acordou. Irritado, pegou o rato. O rato agoniado, desesperado, suplicou:

- Perdão, seu leão, eu estava correndo muito distraído. Por favor, me solte! Vamos ser amigos!

- Ser seu amigo?, rugiu o leão. E por que motivo eu também o soltaria?

- Se nos tornamos amigos, disse o ratinho. Se você me soltar, tenho certeza que algum dia eu lhe serei útil!

- Ha, ha, ha! - gargalhou o leão em resposta. 

O que levaria alguém grande e forte como o leão a precisar de um rato como aquele? Apesar de não ver sentido nisso, o leão soltou o bichinho.

- Obrigado! Agora você é meu grande amigo. Jamais me esquecerei de você. Amigos são para estas coisas. Eles se preocupam uns com os outros! - respondeu o rato.

Assim que ele disse isso, partiu para a sua casa. Alguns dias depois, o leão foi capturado por caçadores numa armadilha. Em desespero, sem conseguir se soltar, ele começou a rugir. Nesse momento, o ratinho, corria ali perto. Ao ouvir o rugido do leão, saiu correndo naquela direção. Vendo-o em apuros, aproximou-se silenciosamente e roeu a corda que o prendia. 

- Meu grande amigo leão! Você pode fugir! - sussurrou o ratinho. 

- Obrigado amigo! - disse, surpreso o leão. 

-  Nunca mais vou subestimar ninguém, por menor que seja o seu tamanho. Você é realmente um grande amigo.'' 


A história acima nos ensina alguns pontos importantes sobre a amizade: A 1ª de todas: um amigo verdadeiro pode surgir de maneira simples sem que percebamos; 2ª: Jamais devemos subestimar um amigo, e achá-los pequenos, pois estes podem ser revelar os melhores e mais leais aliados; 3ª: Eles podem ser uma chave importante em algum momento da nossa vida; e 4ª: Todos precisam de um amigo. Se o leão precisou, comigo e com você não é diferente.


Ps. A fábula foi retirada de um texto de Edino Melo.

Um comentário:

  1. Já dizia Machado: "Abençoado os que possuem amigos e os q o tem sem pedir..." Linda reflexão..

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo! =)