segunda-feira, 9 de julho de 2012

Professor? Você está aí?

Sabe o que essa charge tem em comum com os nossos dias? O presente ou a futura realidade da educação. Sempre vi a EDUCAÇÃO como algo indispensável na vida de qualquer indivíduo, porque ela não está relacionada apenas ao âmbito escolar, mas como um todo. 

 

É bem verdade que quando falamos em educação, automaticamente somos direcionados para escola, para o professor, entretanto, há muito mais. Muitas coisas precisam ser avaliadas e questionadas. Mas neste momento, volto a atenção para o professor. Onde está o valor que a EDUCAÇÃO exerce sobre o ser humano? Por que em nossos dias, a EDUCAÇÃO tem recaído somente sobre o professor se o artigo 205 da CF (Contituição Federal) diz que é dever de todos? 


Já convivi, vi e ouvi a situação de muitos professores, até porque faço parte dessa classe. Não estou aqui para defender A ou B, mas o cenário de hoje nos faz questionar a cada dia. Quem é professor ou sabe como é a situação, entende que exercer essa profissão nos dias atuais é amar muito o que faz (nem por necessidade funciona mais, ou talvez funcione). 

 

No meu ponto de vista, independente de toda essa tempestade, é uma das profissões mais belas e mais ousadas que existe, pois ao mesmo tempo em que você transmite algo, você, em alguns casos, corre riscos de vida.


PS. Só para refletir: Será que chegaremos ao ponto de ver algo assim como na charge acima? Em alguns momentos chego a acreditar que sim.

Um comentário:

  1. É verdade. Ser professor hoje em dia é um grande risco. Tenho uma amiga que convive com isso. Na escola onde trabalha, professores são muito ameaçados qdo contrariam os alunos. São dias difíceis... Abs.

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo! =)