quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Você ainda está fazendo isso?



Além de ter uma grande paixão por leitura, outra coisa que curto muito é cruzadinhas e caça-palavras (meus irmãos me zoam dizendo que é atividade de velho. Risos), mas voltando ao assunto, em uma destas revistinhas tinha um texto que serviu de reflexão para mim, e quero compartilhar com vocês.

"O escritor russo Leon Tolstoi escreveu sobre um amigo que, à beira da morte, explicou a perda da fé. O homem disse que desde a infância, ele orava num ato de devoção pessoal e adoração antes de ir para a cama. 
Um dia, após uma viagem de caça com seu irmão, estavam se preparando para dormir no mesmo quarto, e ele se ajoelhou para orar.
Seu irmão olhou para ele e disse: - "Você ainda está fazendo isso?" 
Daquele momento em diante, nunca mais o homem orou, nunca mais adorou novamente, e nunca mais exercitou a fé. 
As palavras: - "Você ainda está fazendo isso?" revelaram o quão vazio e sem sentido esse ritual tinha sido para ele em todos aqueles anos, e por isso ele o havia abandonado."

Analisando a história percebi que ela ilustra o perigo do mero ritual. Ele não parou de orar antes de dormir, porque seu irmão fez 'chacota' de sua atitude, mas por ele ter percebido que em todos estes anos sua devoção não passava de algo rotineiro, algo sem sentido.
Se fôssemos parar para analisar, quantas pessoas não conhecemos com estás mesmas ações? Ou quantos de nós temos dito que servimos, buscamos, adoramos a Deus em Espírito e em Verdade e estamos nesta situação? 
Acredito que é algo que devemos pensar. E se assim estamos, vamos procurar ter um relacionamento genuíno com Deus.

Com está história aprendi que a devoção precisa vir do coração, da mente, de um relacionamento  verdadeiro e sincero com Deus.


Ps. Lembrei deste versículo ao terminar de escrever. Isaías 29:13 diz: "Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor;"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo! =)