quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O Perigo de uma Única História

E aí, pessoas! Como estão? Ontem na faculdade, minha professora compartilhou este vídeo com a turma e, me senti na obrigação de fazer o mesmo, já que se trata de algo que muitas vezes passa despercebido por nossas lindas pessoinhas. 

O que Chimamanda Adichie tem para nos dizer não é somente interessante, mas também, importante. O vídeo fala sobre o perigo de se conhecer apenas um lado da história.

São 18 minutos e alguns segundos de muita reflexão. Uma parte da descrição deste vídeo diz: "Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas". O que é a mais pura realidade. 

Chimamanda (já estou íntima rs) deixa claro que deve haver um comprometimento maior com os dois lados da história, pois se passarmos o resto de nossas vidas, ouvindo somente um lado sobre determinado lugar ou alguém, corremos o risco de gerar em nós más impressões. Algo que vivencíamos todos os dias. Ela fala da Nigéria, de suas experiências, mas você consegue enxergar similaridades com o Brasil. É incrível! Risos!

Enfim, "Nossas histórias" podem destruir ou restaurar a dignidade de um povo. 

“Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história, sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso." (Chimamanda Adichie)

Bjs, Criss.

Ps. Meu comentário está bem superficial, poderia falar um pouco mais, todavia, passaria horas e horas falando. Me conheço rs.

Um comentário:

Seja sempre bem-vindo! =)